UM OLHAR SOBRE A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS INFANTIS A PARTIR DE RELATO DE IDOSOS DA CIDADE DE MINEIROS

Conteúdo do artigo principal

Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira

Resumo

O presente trabalho: “Um olhar sobre a infância e as brincadeiras infantis a partir de relatos de idosos da cidade de Mineiros”, é resultado do processo de pesquisa desenvolvido no período de 2004 a 2007. O trabalho teve como objetivo conhecer e compreender as brincadeiras infantis na vida dos idosos de Mineiros nas décadas de 1910 a 1940. Propusemos investigar sobre qual o lugar das brincadeiras na infância dos idosos de Mineiros e, para tanto, buscamos articular os elementos históricos constitutivos da infância principalmente em Goiás. A pesquisa teve como orientação teórica o materialismo-histórico-dialético e o método utilizado
foi o qualitativo do tipo histórico. Como instrumentos consultamos documentos, leituras bibliográficas, depoimentos, relatos orais e entrevistas, como forma de obter informações e conhecimentos a respeito do objeto investigado. O universo da pesquisa abrangeu um número de 180 entrevistados, sendo 97 homens e 83 mulheres com idades que variavam entre 61 a 103 anos. Procuramos, por meio dos relatos e entrevistas dos idosos, fazer um levantamento das brincadeiras vivenciadas por eles durante a infância e que permanecem no universo infantil. Dentre as mais citadas encontramos as brincadeiras de roda, de curralzinho, de cavalinho de pau, de casinha e de laçar bezerro. Também discutimos algumas categorias que emergiram a partir dos relatos dos idosos, como trabalho, violência e gênero.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, L. A. P. C. UM OLHAR SOBRE A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS INFANTIS A PARTIR DE RELATO DE IDOSOS DA CIDADE DE MINEIROS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 110–122, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11760. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo