PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO

  • Adriana Almeida Veiga Professora da Prefeitura Municipal da Lapa.
  • Joe de Assis Garcia Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai  Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador  acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam.  Os barcos possuem captadores  transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família.   Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016),  Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. 

Biografia do Autor

Adriana Almeida Veiga, Professora da Prefeitura Municipal da Lapa.
Doutoranda em Educação pela UFPR. Especialização em Formação de Tutores na Modalidade EAD pela Faculdade Padre João Bagozzi, Brasil(2018). Professora da Prefeitura Municipal da Lapa.
Joe de Assis Garcia, Universidade Tuiuti do Paraná
Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, atua onde no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação.
Publicado
2019-05-02
Como Citar
VeigaA. A.; GarciaJ. de A. PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO. Olhar de Professor, v. 20, n. 2, p. 344-354, 2 maio 2019.
Seção
20(2)