As reformas educacionais, historicamente, pretendem melhorar a qualidade da educação, sobretudo, pensando aspectos relacionados às políticas públicas voltadas ao acesso à escola e à garantia do direito à aprendizagem. No atual contexto, a educação brasileira é desafiada a pensar a organização, a estrutura e o funcionamento das etapas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mediante as transformações ocorridas no sistema de ensino e que recaem, de certo modo, na prática pedagógica.


    Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para a educação e, consequentemente, para as políticas educacionais. Diante da complexidade do debate sobre a BNCC no contexto atual e as dimensões que implicam à adequação dos sistemas aos novos documentos e normativas federais, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a apresentar artigos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas que discutam sobre a influência e impactos da BNCC no que diz respeito: às práticas pedagógicas, à alfabetização, à avaliação educacional e da aprendizagem, à produção de materiais didáticos, às implicações para a docência, ao currículo, ao projeto político pedagógico, ao financiamento, aos estudos comparativos entre países, bem como outras reflexões concernentes à discussão.

Editoras convidadas: Ana Paula Fernandes da Silveira Mota (Doutora em Educação - UFPE); Bruna Caroline Camargo (Doutora em Educação – UEMS); Izabella Alvarenga Silva (Doutora em Educação – UEMS)


Os trabalhos devem ser submetidos em conformidade com as normas da revista “Olhar de Professor” (Qualis B1) e serão publicados na edição que se refere ao segundo semestre de 2022.

Tipos de textos esperados

- Artigos inéditos que se enquadrem na temática do caderno temático

- Resenhas de livros sobre o tema do caderno temático, publicados nos últimos 5 (cinco) anos, entrevistas e relatos de experiência.

O caderno temático tem por objetivo reunir estudos e pesquisas que apresentem uma discussão teórica ou empírica atualizada sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como seus impactos, influências e tensões no contexto das reformas educacionais.

Observação: todos os artigos recebidos serão avaliados quanto à pertinência ao tema do caderno temático.

Prazo para submissão: 28-04-2022

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