O debate em torno da Educação Especial e Inclusiva se justifica pela necessidade de garantia do direito a uma educação de qualidade, independentemente de qualquer condição (física, política, social, religiosa, entre outras). Pesquisas revelam mais desafios em relação à garantia de um sistema educacional público e universal, mesmo sendo garantido na constituição brasileira e por meio das atuais políticas inclusivas que defendem a Educação para Todos. O caderno temático tem por objetivo reunir pesquisas e experiências acerca da Educação Inclusiva, no âmbito da Educação Básica ao Ensino Superior, contemplando os seguintes eixos temáticos:- Legislação nacional e internacional- Experiências e Práticas educacionais inclusivas- Formação de professores - Ações e políticas afirmativas- Epistemologia da pesquisa- Pandemia SarsCov19   Editoras convidadas: Prof.ª. Dra. Marilza Pavezi (Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão - AL) Prof.ª. Dra. Priscila Benitez (Universidade Federal do ABC - SP) Prof.ª. Dra. Rosana de Castro Casagrande (Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR) Prazo de submissão: 15/06/2021 – 15/07/2021. Publicação: outubro a dezembro de 2021.