Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico semestral proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Paraná, Brasil). Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a  produção de pesquisadores ligados à pesquisa,  extensão universitária e docência na grande área da educação.

 

Políticas de Seção

Artigos

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Editores
  • Beatriz Nadal
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Entrevistas

Editores
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Experiências Pedagógicas

Editores
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Resenhas

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Caderno Temático Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: Perspectivas e Práticas

O estágio de docência na Educação Infantil vem se constituindo como privilegiado espaço de articulação teórico-prática, mas também, como lugar no qual se dá sentido ao ser professor na relação com crianças. Essa aproximação permite aos acadêmicos do Curso de Pedagogia uma retomada dos conhecimentos construídos ao longo do curso de formação inicial que auxiliam a pensar a criança, a instituição educativa e as práticas pedagógicas observadas e vividas. O estágio, assim, torna-se uma possibilidade de reflexão e experiência, lugar de conhecimento, diálogo e constituição de identidade profissional. Neste sentido, o estágio produz eco e transforma tanto o professor em formação, quanto a criança, tendo alcance no cotidiano da Educação Infantil, cotidiano este que inspira, instiga e se modifica pela relação do acadêmico com as crianças, as professoras e com as práticas pedagógicas.

Assim, a proposta deste Dossiê tem por referência o estágio curricular para a docência na educação infantil, cuja reflexão possa trazer artigos e experiências de pesquisa que pautem o debate em torno das perspectivas teórico-práticas que o fundamentam, bem como das práticas exitosas que levam à constituição de novas abordagens do estágio nos cursos de formação inicial para a docência na primeira etapa da Educação Básica.

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Ensino das Ciências e da Matemática

Editores
  • Beatriz Nadal
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Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Olhar de Professor possui a seguinte política de avaliação:

1 - Recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista. Critérios da avaliação preliminar:

a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico;

b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à educação; deve abordar a relação teoria-prática; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas;

c) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista (20 a 30 páginas para artigos e entre 4 a 7 páginas para resenhas, em espaçamento entre linhas 1,5); 

d) Ser submetido com títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola

e) Apresentar correção de linguagem;

f) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

 

3 - Encaminhamento para pareceristas.

3.1 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review). 

4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc).

4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados. 

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado.

 

5 - A revista utiliza o iThenticate - Similarity Crosscheck (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio no processo de avaliação do artigo.

6 - Não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).

Quando definitivamente aceitos, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização junto à Editora UEPG.

 

Periodicidade

- A Revista tem periodicidade semestral.

- Os textos são disponibilizados em formato pdf.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores/Bases de Dados/Buscadores

A Revista Olhar de Professor está indexada em bases de dados internacionais e nacionais:

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