Identidades marginais na literatura da pós-modernidade

Autores

  • Cristiane Antunes UFSM
  • Rosani Umbach Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Identidades marginais, Pós-modernidade, Representação literária.

Resumo

: Pressupondo haver um descentramento narrativo no romance brasileiro da Pós-modernidade, foram, em análise que se pretende teórico-crítica, apontadas e analisadas nuances e implicações estéticas e sociais desse fenômeno na obra Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon, publicada em 2013, que apresenta como narradora - protagonista uma jovem homossexual.  A partir de pressupostos teóricos de pensadores como Michel Foucault, Stuart Hall e Zygmunt Bauman, foram trazidos à luz da análise dados que levam a crer neste movimento estrutural no interior da representação literária da narrativa romanesca, seus traços determinantes e de quais modos a identidade comumente marginal representada no romance passou da constituição de personagens secundárias a configurar personagens centrais, portadoras de voz e protagonismo. Além disso, foi investigado de que forma e em que medida este fenômeno está representando e refratando possíveis transformações engendradas, nas últimas décadas, pela alteração do olhar social e político dirigido às categorias marginalizadas social e literariamente. Examinadas as relações existentes entre tema e forma, a análise conduz a pressupostos reflexivos acerca do descentramento da representação de identidades marginais e suas significações na Pós-modernidade, pensando a literatura contemporânea como possível espaço de inovação temático-formal, resistência e visibilidade para perspectivas predominantemente periféricas na criação literária.

Biografia do Autor

Cristiane Antunes, UFSM

Graduada em Letras, pela Universidade de Passo Fundo; Mestra em Letras - Estudos literários, pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda em Letras - Estudos literários, pela Universidade Federal de Santa Maria

Rosani Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social (1983), graduação em Letras (1985) e mestrado em Letras (1991) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Neuere Deutsche Literatur (1997) pela Freie Universität Berlin, Alemanha, como bolsista do DAAD. Realizou pós-doutorado (2005) na Universidade de Tübingen, Alemanha, com bolsa da CAPES. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção e história, cultura, memória e identidade, autoritarismo e repressão, narrativas (auto) biográficas.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

ANTUNES, C.; UMBACH, R. Identidades marginais na literatura da pós-modernidade. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 29–54, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/9869. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Literatura, Identidades e Pós-modernidade: intervalo e crise