O medo e a maioria silenciosa, uma proposta de estudo da solidão contemporânea no filme Medianeras

  • Rhuan Felipe Scomação da Silva UEPG

Resumo

Este artigo pretende articular as propostas de percepção do homem edo meio urbano contemporâneo, por Baudrillard, e da modernidade, medo e amorlíquido, por Bauman, em uma relação diádica com o filme Medianeras, do diretorargentino Gustavo Taretto. Utilizando dos diversos elementos textuais com que asobras trabalham o ser contemporâneo em sua solidão e em seus medos, o artigopautará sua elaboração a partir da correlação em que a narrativa e os textos criamseus vínculos, apresentando uma leitura possível da película a partir desses teóricos.Para tanto, é apresentada ao leitor uma perspectiva multilateral dos personagense da voz que carrega o enredo do filme, corroborando as teorias com diálogosrepresentativos e imagens que apresentam a evidente, se não certa, aplicação dedeterminados elementos teóricos. Ainda à frente, serão pensadas as relações do filmeem um contexto mais geral fora da obra, trazendo as pontuações da narrativa paraa atmosfera contemporânea ditada como real, tornando assim ainda mais eminentea muito bem estruturada narrativa da película fílmica.
Publicado
2017-03-11