Lendarização do Mestre Bimba nas músicas de capoeira

Autores

  • Elizabeth Suarique Gutiérrez Universidade Federal do Rio Grande –FURG
  • Giselle Ponce Leones UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

Palavras-chave:

Literatura oral, Lendarização, Mestre Bimba, Capoeira

Resumo

O artigo aborda, de forma geral, algumas das questões da capoeira sobre sua origem e evolução, é uma prática cultural com alicerces na cultura africana e articula diversos linguagens. Isto com o objetivo de oferecer um contexto as temáticas das canções e o que têm em relação com a lendarização do Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional. Nestas composições se destaca um processo de lendarização de um personagem histórico que pela sua contribuição à capoeira, é representado com características especiais, semelhantes ás atribuídas aos heróis fundadores. Além disso, a existência do Mestre Bimba cria um tempo mítico desde o qual a capoeira regional como tradição afro-brasileira adquire um caráter ancestral. A partir das literaturas comparadas é possível abordar com maior legitimidade aquele corpus que se bem não foi produzido na escrita, tem uma forma específica da linguagem e responde a umas regras de composição. O corpus aqui examinado tem a ver com as músicas da capoeira que faz parte de um conjunto expressivo de movimento, música e canto. 

Biografia do Autor

Elizabeth Suarique Gutiérrez, Universidade Federal do Rio Grande –FURG

Doutoranda em História da literatura, Universidade Federal do Rio Grande –FURG, 2015 -  (en curso)

Título proyecto de investigación: "El polissistema literário latino-americano como perspectiva teórico-literaria para la formación de lectores".

 

Mestre em História da Literatura, Universidade Federal do Rio Grande –FURG, 2015

Título de la disertación: América Latina: Palavra, literatura e Cultura (ALPLC), de Ana Pizarro, e a renovação do discurso historiográfico latinoamericano. (em português)

Giselle Ponce Leones, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

Mestranda Profissional em Letras, PROFLETRAS- UESC 

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

SUARIQUE GUTIÉRREZ, E.; PONCE LEONES, G. Lendarização do Mestre Bimba nas músicas de capoeira. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 156–177, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/9014. Acesso em: 28 mar. 2024.