Português de surdos em posts no Facebook: uma análise sistêmico-funcional do discurso através do gênero midiático

Autores

  • Lucas Floriano Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo enfoca a importância da Língua Portuguesa escrita como segunda língua para surdos, analisando o discurso de participantes surdos em posts do Facebook, por meio do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Trata-se de um estudo acerca da linguagem no gênero midiático como forma de comunicação espontânea e compreensão da mensagem a partir dos enunciados dos interactantes (surdos ou ouvintes), pelo site de relacionamento Facebook. Essa ferramenta virtual de relacionamentos pessoais é utilizada mundialmente para o compartilhamento de diversos tipos de informações, imagens, sons e em diversas línguas mundiais.

Biografia do Autor

Lucas Floriano Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Possui graduação em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e graduação em LETRAS Português/Inglês pela Faculdade Michelangelo/Instituto Rui Barbosa do Brasil.

Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

OLIVEIRA, L. F.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. Português de surdos em posts no Facebook: uma análise sistêmico-funcional do discurso através do gênero midiático. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 349–362, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8981. Acesso em: 20 abr. 2024.