Dois exemplos de leituras escolares: a configuração de diferentes letramentos

Autores

  • Ludovico Omar Bernardi Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

LEITURA. LETRAMENTOS. LETRAMENTO LITERÁRIO.

Resumo

Este artigo tem por foco a análise de uma atividade de letramento literário proposta durante o 2º semestre de 2012 junto a cinco turmas do primeiro período do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior privada brasileira. Esta, por sua vez, deu-se através de um júri simulado do romance Natália, publicado em 2010 pelo romancista português Helder Macedo. Dentre os objetivos centrais propostos e alcançados nos trabalhos, destacam-se: i) romper com o modelo autônomo (STREET, 1984), permitindo às classes a retomada do agenciamento da atividade de leitura; ii) suscitar leitores autorizados a incitar a construção de suas histórias a partir da leitura de uma obra literária, em consonância com a proposição de “letramentoS” de Rojo (2009). Isso porque o que as classes experenciaram com Natália no banco dos réus foi o abandono da leitura artificial escolar, com vistas apenas à preparação para um exame de acesso ao ensino superior, assumindo em cada passo do processo da lide jurídica uma postura de desenvolvimento de uma leitura crítica, conforme preconizam teóricos como Abreu (2006), Aguiar (2000), Certeau (1984), dentre outros neste paper tratados.

Biografia do Autor

Ludovico Omar Bernardi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Letras / Estudos Literários

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

BERNARDI, L. O. Dois exemplos de leituras escolares: a configuração de diferentes letramentos. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 252–265, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8747. Acesso em: 28 mar. 2024.