UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR@S DE ÁREAS QUILOMBOLAS POR MEIO DA PRET@GOGIA. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0014

Autores

  • Geranilde Costa e Silva
  • Sandra Haydée Petit

Palavras-chave:

Cosmovisão Africana e Afrobrasileira, Pret@, Currículo, Quilombo, Formação de Professores/as

Resumo

Expomos uma experiência de formação de professores/as de áreas Quilombolas do semi-árido cearense por meio do I Curso de Pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura Africanas e dos Afrodescendentes. Para desenvolver esse curso criamos e aplicamos a Pret@gogia, um referencial teórico-metodológico fincado nos princípios da cosmovisão de base africana e afro-brasileira. Iniciativa do Núcleo das Africanidades Cearenses – NACE –, órgão ligado à Faculdade de Educação da UFC, o curso foi financiado pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC/SECAD –, atendendo ao Edital de 03/07/2009, com o intuito de desenvolver formação continuada e produção de material didático para as comunidades remanescentes de quilombos. Na prática, essa formação vem significar mais um esforço no sentido de cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação por meio da Lei Nº. 10.639/03, que determina o ensino da História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras na educação básica.

Biografia do Autor

Geranilde Costa e Silva

Sandra Haydée Petit

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

COSTA E SILVA, G.; PETIT, S. H. UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR@S DE ÁREAS QUILOMBOLAS POR MEIO DA PRET@GOGIA. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0014. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 243–261, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7261. Acesso em: 23 abr. 2024.