SÍNDROME DE DOWN: LINGUAGEM E IDENTIDADE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0013

Autores

  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Palavras-chave:

Linguagem, Síndrome de Down, Identidade

Resumo

Crianças com síndrome de Down foram, e ainda são, consideradas incompetentes para adquirir e utilizar linguagem por apresentarem dificuldades motoras e cognitivas. O objetivo deste trabalho é o de analisar, ancorado na neurolinguística discursiva e na perspectiva histórico-cultural, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem de uma criança com síndrome de Down em relação à sua constituição identitária, considerando a heterogeneidade desses sujeitos. O sujeito desta pesquisa foi uma jovem com síndrome de Down acompanhada longitudinalmente de 2004 a 2009. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a aquisição e o desenvolvimento de linguagem destes sujeitos seguem o mesmo padrão de qualquer criança, sendo que a diferença reside no tempo que esta criança leva para concluir esta aquisição em comparação aos seus coetâneos. Outra questão considerada é que esta aquisição está na dependência das oportunidades efetivas de vivenciar a linguagem e da visão diferenciada por parte do interlocutor acerca de linguagem e de sujeito, pautada em uma concepção histórica de língua. Os dados indicam que o funcionamento da linguagem é fundamental para a constituição identitária dos indivíduos com síndrome de Down.

Biografia do Autor

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

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Publicado

2014-12-02

Como Citar

SALATI ALMEIDA GHIRELLO-PIRES, C. SÍNDROME DE DOWN: LINGUAGEM E IDENTIDADE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0013. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 229–242, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7260. Acesso em: 26 abr. 2024.