IDENTIDADES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NA ALDEIA DE SANTA ROSA DO OCO’Y. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0001

Autores

  • Eloá Soares Dutra Kastelic
  • Andreia Nakamura Bondezan
  • Valdene Nogueira Rocha

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Educação especial na escola diferenciada, Identidades dos processos Educacionais Especiais na escola indígena.

Resumo

O presente artigo trata da educação dos indígenas Avá-guarani situados no Oeste do Paraná, especificamente na aldeia de Santa Rosa do Oco’y. Tem como objetivo apresentar como está organizado o ensino para os indígenas com deficiência na referida comunidade. Para isso, aborda as principais características da aldeia de Santa Rosa do Oco’y; os níveis e modalidades de educação ofertada neste local. Por fim, destaca o processo de construção de uma sala de recursos multifuncionais para o atendimento dos alunos que apresentam alguma deficiência. Podemos concluir com este trabalho que a sala de recursos multifuncionais foi uma conquista para que os alunos tivessem a oportunidade de terem suas especificidades atendidas. No entanto, ainda é preciso que se tenham políticas de formação de professores para que este atendimento seja realizado por professor, preferencialmente indígena. Dessa forma, se atenderiam não só as necessidades dos alunos, mas, sobretudo, se faria valer o direito constitucional que garante aos povos indígenas o acesso a processos próprios de aprendizagem. Para realização desse artigo recorremos aos escritos de Cuche (1999) e Hall (2004) e aos documentos: Estatuto do Índio em 1973 (BRASIL, 1973); Constituição Brasileira de 1988 (BRASIL, 1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 (BRASIL, 1996). As incursões nesses documentos objetivaram buscar entendimento sobre os direitos dos indígenas a uma educação diferenciada, atendimento às especificidades culturais e processos próprios de aprendizagem.

Biografia do Autor

Eloá Soares Dutra Kastelic

Andreia Nakamura Bondezan

Valdene Nogueira Rocha

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

SOARES DUTRA KASTELIC, E.; NAKAMURA BONDEZAN, A.; NOGUEIRA ROCHA, V. IDENTIDADES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NA ALDEIA DE SANTA ROSA DO OCO’Y. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0001. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 13–24, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7248. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Identidade Indigena