MENE, DE SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH E A PROTAGONISTA DE HOME, SWEET HOME: O VIÉS DA ESCRITA POLITICA E SOCIALMENTE ENGAJADA DE KEN SARO-WIWA

Autores

  • Celina de Oliveira Barbosa Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Lamas Rodrigues UEL

Palavras-chave:

política, literatura, Saro-Wiwa, escrita engajada, povo Ogoni.

Resumo

Ao contemplar a obra do escritor nigeriano Ken Saro Saro-Wiwa é inevitável deparar-se com um tom fortemente engajado que prima pela denúncia da opressão das minorias do Delta do Níger, em especial a do povo Ogoni. Suas obras tratam de diferentes maneiras desta questão, enfocando, por meio de personagens-chave os problemas mais significativos e críticos, determinantes da estagnação social destas comunidades. No entanto, é em  Sozaboy: a novel in rotten English e em Home, Sweet Home que a elucidação dos conflitos das minorias étnicas e das populações carentes da Nigéria será realizada. Isto porque, aqui, o autor se valerá do ponto de vista e da voz de seus protagonistas para falar por meio deles e expressar suas denúncias de um país marcado pela falência da liderança e pelas desigualdades étnicas. Este trabalho objetivou mostrar, então, como a política e a literatura se associam na escrita saro-wiwana e como esta produção é representativa de um discurso próprio do autor. Para isso, foram contemplados autores como Na’Allah (1998), North (2001), Comfort (2002), Cox (2013) e outros.

Biografia do Autor

Celina de Oliveira Barbosa Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Inglês-Português pela UENP - Campus Cornélio Procópio

Especialista em Letras - Estudos Contemporâneos em Literatura pela UENP

Especialista em Língua Portuguesa pela Unicid - São Paulo

Mestranda em Estudos Literários - Literatura Africana de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina

Ângela Lamas Rodrigues, UEL

Pós-doutora em Letras

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

GOMES, C. de O. B.; RODRIGUES, Ângela L. MENE, DE SOZABOY: A NOVEL IN ROTTEN ENGLISH E A PROTAGONISTA DE HOME, SWEET HOME: O VIÉS DA ESCRITA POLITICA E SOCIALMENTE ENGAJADA DE KEN SARO-WIWA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 327–337, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7244. Acesso em: 23 abr. 2024.