IMAGENS DA TÉCNICA NO ROMANCE 1984 DE GEORGE ORWELL

Autores

  • Leonardo David de Morais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • João Batista Santiago Sobrinho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

1984. dispositivo. imagem. técnica.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma análise do romance 1984, do escritor britânico George Orwell, a partir dos conceitos de “dispositivo” e “técnica”, interpretados respectivamente pelos pensadores italianos Giorgio Agamben e Umberto Galimberti.  Na narrativa de Orwell, as imagens, notadamente aquelas veiculadas através de aparatos como a “teletela”, exercem não apenas a função de divertir ou informar, mas de direcionar as ações das personagens ao longo do enredo.  Nesse sentido, buscou-se articular os conceitos mencionados a um elemento que se destaca na trama owerlliana: a “imagem técnica”, no sentido cunhado por Villém Flusser. 

 

Biografia do Autor

Leonardo David de Morais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando em Estudos de Linguagens com ênfase em processos discursivos e tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 

João Batista Santiago Sobrinho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Atualmente sou professor de Português e Redação no Cefetmg, Campus I e coordenador do Eixo 3, Ciências Humanas e Cultura, da graduação em Letras do Cefetmg. Possuo Doutorado em Literatura Brasileira (2007) e Mestrado em Estudos Literários (2003), ambos realizados na Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Português. Escritor, ecologista, músico e artista plástico. Participo do Grupo de Pesquisa do Cefetmg, do Grupo de Pesquisa Discurso, cultura e poesia, do grupo de pesquisa Tecnopoéticas, também do Cefetmg. Participo do grupo de pesquisa Literatecnica: estudos sobre literatura, outras artes e técnica. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens do Cefetmg e coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem e tecnologia do Cefetmg. Busco, desde o doutorado, articulações possíveis entre prosa, poesia, cinema, Nietzsche, corpo e filosofia da técnica.

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

MORAIS, L. D. de; SANTIAGO SOBRINHO, J. B. IMAGENS DA TÉCNICA NO ROMANCE 1984 DE GEORGE ORWELL. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 351–361, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7044. Acesso em: 26 abr. 2024.