ARQUITETURA E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GUARANI NO OESTE DO PARANÁ: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA TEKOHA AÑETETE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0012

Autores

  • Gracieli Erna Schubert Kühl Faculdade Assis Gurgacz
  • Erneldo Schallenberger

Palavras-chave:

Cultura Guarani, Arquitetura, Tekoha Añetete

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que teve como objeto de investigação a arquitetura tradicional Guarani e a construção do espaço habitado junto à comunidade Guarani Tekoha Añetete, situada no Município de Diamante do Oeste/PR. A finalidade do estudo é a de apresentar elementos da arquitetura tradicional Guarani e a relação desta com as questões simbólicas que permeiam as práticas do grupo. Desenvolve uma abordagem interdisciplinar fundada em fontes editas e, sobretudo, nas informações orais e observações de campo. Constata que o universo simbólico Guarani é muito mais significativo para a construção e manutenção da identidade do grupo do que as questões materiais que cercam o seu cotidiano.

Biografia do Autor

Gracieli Erna Schubert Kühl, Faculdade Assis Gurgacz

Historiadora. Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras/UNIOESTE (2013). Professora de História das Artes e História da Arquitetura na Faculdade Assis Gurgacz/FAG e Dom Bosco Cursos Superiores em Tecnologia.

Erneldo Schallenberger

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

KÜHL, G. E. S.; SCHALLENBERGER, E. ARQUITETURA E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GUARANI NO OESTE DO PARANÁ: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA TEKOHA AÑETETE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0012. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 205–225, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6497. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Identidade Indigena