APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE DOCENTES INDÍGENAS: DIÁLOGO INTERCULTURAL COMO DIÁLOGO INTEREPISTÊMICO. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0007

Autores

  • André Marques do Nascimento Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Formação Superior Indígena, Concepções de Linguagem, Diálogo Interepistêmico

Resumo

Busca-se neste trabalho apresentar apontamentos críticos situados nas experiências implementadas na formação superior de docentes indígenas sob perspectiva bilíngue intercultural, através da análise de representações e ideologias subjacentes às categorias e concepções hegemônicas de língua, língua materna e escrita e de sua apropriação por docentes indígenas em contextos de complexidade intercultural. O argumento principal deste trabalho fundamenta-se na necessidade de que as concepções indígenas sobre linguagem sejam consideradas em nível epistemológico, sob risco de que este modelo educativo perpetue exclusões que historicamente acometem os povos indígenas brasileiros via instituições educativas.

Biografia do Autor

André Marques do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás; Professor Adjunto do curso de Educação Intercultural da UFG, atuando no ensino de português como língua de relações interculturais para professores/as indígenas. Desenvolve pesquisa sobre descolonização de práticas, regimes e concepções de linguagem em contextos interculturais pós-coloniais. Orienta trabalhos de estágio e projetos de pesquisas de professores/as indígenas Xambioá e GUarani.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

NASCIMENTO, A. M. do. APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE DOCENTES INDÍGENAS: DIÁLOGO INTERCULTURAL COMO DIÁLOGO INTEREPISTÊMICO. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0007. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 103–123, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6441. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Identidade Indigena