Letramento dominante x vernacular e suas implicações para o ensino da literatura. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0002

Autores

  • Mirian Hisae Yaegashi Zappone UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Ibrahim Alisson Yamakawa UEM

Palavras-chave:

ensino de literatura, letramento, escola pública

Resumo

Os recentes estudos sobre letramento representam uma significativa mudança na forma como se deve compreender o fenômeno da leitura e da escrita nos mais diferentes contextos. Falar de letramento consiste em lidar com uma realidade complexa na qual vários agentes estão envolvidos e onde cada contexto requer uma  nova apropriação da escrita.  Nesse sentido, pode-se depreender que existem múltiplas formas de se desenvolver o letramento e a leitura literária é uma delas. Entretanto, como lembra Roxane Rojo (2009), não são todos os letramentos considerados pela cultura oficial. Isto significa que práticas de letramento locais são desvalorizadas pela cultura letrada. E o mesmo acontece com as práticas de leitura literária efetivadas pelos próprios alunos fora da escola. Baseando-se em entrevistas realizadas com 27 alunos de uma escola pública de ensino médio da cidade de Maringá -PR, observou-se que os alunos leem textos ficcionais, mas os textos por eles lidos não são considerados pela escola. Por essa razão, cria-se um desconforto em relação às aulas de literatura. Partindo do conceito de letramento literário, proposto por Zappone (2007), este trabalho pretende discutir a especificidade da leitura literária no contexto escolar, bem como examinar o choque entre os letramentos trazidos pelos estudantes e os letramentos dominantes e analisar sua consequência para o ensino de literatura.

Biografia do Autor

Mirian Hisae Yaegashi Zappone, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Professora associada do departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do programa de pós-graduação em letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutorou-se na Universidade Estadual de Campinas em 2001.

Downloads

Publicado

2014-03-26

Como Citar

ZAPPONE, M. H. Y.; YAMAKAWA, I. A. Letramento dominante x vernacular e suas implicações para o ensino da literatura. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0002. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 185–198, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6126. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ler e Ler Literatura: enfrentamentos