Reescrita e paródia na literatura portuguesa pós-1974. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.00010

Autores

  • Kelvin Falcão Klein UFSC

Resumo

Resumo: O horizonte teórico do artigo passa pela definição e apropriação do campo conceitual que se arma ao redor das noções de “reescrita” e “paródia”. Tais noções são aplicadas ao contexto literário português em sua especificidade pós-1974, ou seja, o contexto da literatura que se faz a partir da Revolução dos Cravos e da queda do regime de exceção até então predominante. Consequentemente, as noções referidas, aplicadas ao contexto histórico de emergência da diferença, se transformam e passam a configurar um cenário de intensa heterogeneidade entre produção ficcional e trabalho de elaboração historiográfica. É nos interstícios dessa heterogeneidade que o presente artigo procura estabelecer seu ponto de vista de leitura dos textos. 

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Como Citar

KLEIN, K. F. Reescrita e paródia na literatura portuguesa pós-1974. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.00010. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 143–152, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/5990. Acesso em: 24 abr. 2024.