Pensando a educação a distância a partir de lições aprendidas com Foucault. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0001

Autores

  • Karla Saraiva Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar que a educação contemporânea e, em especial, a educação a distância, está sendo pensada para dar continuidade à proposta moderna de utilizar a educação como forma de governar as condutas e moralizar os indivíduos, colocando-se em estreita relação com os sistemas produtivos, ainda que apelando para outras estratégias e visando a produção de um outro sujeito moral. As análises são desenvolvidas a partir de um quadro conceitual de referencial foucaultiano, utilizando como material empírico um conjunto de artigos acadêmicos publicados em periódicos nacionais. O artigo mostra que na Contemporaneidade a moralização pensada para orientar a educação se torna mais sutil e mais abrangente, para reduzir possíveis resistências e atravessar o campo educacional em toda sua extensão, considerando-se a educação a distância um caso de particular interesse. 

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Publicado

2013-11-08

Como Citar

SARAIVA, K. Pensando a educação a distância a partir de lições aprendidas com Foucault. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0001. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11–29, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/5973. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação a distância