"UM AMIGUINHO DIFERENTE": A REPRESENTAÇÃO DO AUTISTA NA HQ DA TURMA DA MÔNICA

  • Renata Machado da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Sayonara Amaral de Oliveira Professora tiular da Universidade do Estado da Bahia

Resumo

A produção literária destinada a crianças revela-se um espaço fecundo para a projeção de representações sociais com as quais o público infantil vem a identificar-se. Diante dessa constatação, cabe indagar qual o lugar aí reservado à diversidade das representações identitárias, em especial aquelas de pessoas com deficiência, que reivindicam, legitimamente, visibilidade no campo das produções artístico-culturais. Partindo dessa indagação, o presente artigo tem por objetivo investigar um exemplar de história em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, a fim de analisar o tratamento que a narrativa confere à criança com Transtorno do Espectro Autista. Publicado originalmente em 2002 e com distribuição assegurada até os dias atuais, o referido exemplar é intitulado Turma da Mônica – um amiguinho diferente e traz como destaque a personagem de um garoto autista, André. Ao examinar a constituição dessa personagem, constatou-se que a projeção da criança autista ainda se encontra revestida de estigmas, os quais se traduzem pelo seu limitado lugar de fala no corpo da narrativa. O aporte teórico utilizado advém dos estudos sobre representação promovido por Hall (2016); dos estudos sobre autismo realizado por Gaiato e Teixeira (2018); contemplando também as peculiaridades das narrativas em quadrinhos, com McCloud (1995).

Biografia do Autor

Renata Machado da Silva , Universidade do Estado da Bahia

Renata Machado da Silva é Mestranda em Estudo de Linguagens (PPGEL) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Sayonara Amaral de Oliveira, Professora tiular da Universidade do Estado da Bahia

Sayonara Amaral de Oliveira: Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB).

Publicado
2021-12-15
Como Citar
MACHADO DA SILVA, R.; AMARAL DE OLIVEIRA, S. "UM AMIGUINHO DIFERENTE": A REPRESENTAÇÃO DO AUTISTA NA HQ DA TURMA DA MÔNICA. Muitas Vozes, v. 10, p. 1-15, 15 dez. 2021.