A METÁTESE NA VARIEDADE DO INTERIOR PAULISTA

METATHESIS IN THE VARIETY OF THE INLAND OF SÃO PAULO STATE

Autores

Resumo

Este trabalho analisa o fenômeno fonético-fonológico denominado metátese  na variedade do interior paulista, mais precisamente no Noroeste do estado. Por meio desse fenômeno, antigo na língua portuguesa, ocorre a inversão na ordem linear dos sons, como, por exemplo, em sa.tis. fa.ção ~ sas.ti.fa.ção . Embasando-se nos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008), foram investigadas 48 entrevistas retiradas do banco de dados IBORUNA (Projeto Amostra Linguística do Interior Paulista – ALIP - GONÇALVES, 2021 [2007]), com o objetivo de verificar os possíveis condicionadores linguísticos e extralinguísticos que motivam a presença do fenômeno. Como resultado, foram encontradas 18 ocorrências de metátese. Desses casos, 11 eram metáteses progressivas; seis, regressivas; e uma, recíproca. Observou-se, também, que a maioria das ocorrências envolve /r/ e são de metátese perceptual. Em relação às variáveis extralinguísticas, o fenômeno teve maior aplicação em informantes do sexo/gênero  masculino; com a faixa etária  superior a 55 anos; e nível de escolaridade com o 2° Ciclo do Ensino Fundamental, o que parece fornecer indícios de estigma social.

Biografia do Autor

Jheniffer Amanda Dias, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Licenciada em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Márcia Cristina do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Docente adjunta vinculada ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutorado em Estudos Linguísticos na University College London (UCL/Reino Unido). Doutora e Metre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ibilce). Licenciada em Letras (Português/Inglês – Unesp/Ibilce).

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

JHENIFFER AMANDA DIAS; MÁRCIA CRISTINA DO CARMO. A METÁTESE NA VARIEDADE DO INTERIOR PAULISTA: METATHESIS IN THE VARIETY OF THE INLAND OF SÃO PAULO STATE. Muitas Vozes, [S. l.], v. 10, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/18483. Acesso em: 18 maio. 2022.