PSICOLOGIA, LITERATURA E SAÚDE MENTAL

PSYCHOLOGY, LITERATURE AND MENTAL HEALTH

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo
  • Luan Felipe de Souza Junqueira Universidade de São Paulo

Resumo

As relações entre Psicologia e Literatura têm sido discutidas nos meios acadêmicos, sobretudo, a partir de um interesse em problematizar como a natureza humana pode ser descrita e compreendida não como se fosse um objeto exclusivo de um dado campo, mas como um elemento capaz de produzir reflexões que atravessam áreas, o que deveria promover como efeito a aproximação das mesmas e não o afastamento, como observamos na ciência contemporânea e na própria formação em saúde. A partir dessa lacuna, o objetivo deste estudo teórico é refletir sobre as possíveis aproximações entre Psicologia e literatura, tendo como campo de aplicação a saúde mental. O referencial adotado para tal reflexão é o da psicanálise, sobretudo a partir das contribuições do psicanalista inglês D. W. Winnicott. A partir de conceitos disparadores como os de identificação, objeto transicional e o brincar, problematiza-se como a leitura, a escrita e o contato com a literatura podem ser ferramentas terapêuticas potentes para o amadurecimento emocional. No campo da formação em saúde, em que pese o distanciamento dos profissionais de áreas como a literatura, recomenda-se que a retomada desse contato pode ser importante no sentido da promoção de um cuidado mais humanizado.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre, Doutor e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica e do Programa de Doutorado Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luan Felipe de Souza Junqueira, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

SCORSOLINI-COMIN, F.; JUNQUEIRA, L. F. de S. PSICOLOGIA, LITERATURA E SAÚDE MENTAL: PSYCHOLOGY, LITERATURE AND MENTAL HEALTH. Muitas Vozes, [S. l.], v. 10, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/17404. Acesso em: 18 maio. 2022.