A quebrada e o messianismo materialista de Renato de Almeida Freitas Jr.

Autores

  • Gabriel Dória Rachwal Universidade Federal do Paraná

Resumo

RESUMO: Provocado pela “medida do impossível”, tomo como objeto a dissertação de mestrado de Renato de Almeida Freitas Jr., com seu messianismo profano, seu passado redivivo e atuante no presente. O lance é digno de Camões fazendo o passado de Portugal dar força às atuações presentes, mas agora desde a quebrada. Penso ainda na verdade tropical de Caetano Veloso, que, ouvindo a respeito do sebastianismo de Agostinho da Silva, excitava-se, fascinava-se com a ideia do Quinto Império, pois era uma alternativa a certo tipo de engajamento. O tipo que lhe interessava passava justamente pela radicalidade de uma revolução, impondo-se a partir dela um risco: ou liberdade e soltura ou pragmatismo insuportável (conforme a formulação de Haquira Osakabe que serviu de mote ao colóquio). Renato encarna esse dilema, poeta e político, a moeda inteira.

Biografia do Autor

Gabriel Dória Rachwal, Universidade Federal do Paraná

Atualmente sou professor de literatura brasileira e teoria da literatura na Universidade Federal do Paraná. Já dei aula na Universidade Estadual de Ponta Grossa, minsitrando disciplinas de literatura brasileira e leitura de textos teatrais.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

RACHWAL, G. D. A quebrada e o messianismo materialista de Renato de Almeida Freitas Jr. Muitas Vozes, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 34–38, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14276. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Existir, Resistir: Rexistir - VI Colóquio do Centro de Estudos Portugueses da UFPR