As sendas da formação acadêmica: um teimoso diálogo entre vida, causa social e Universidade

Autores

  • Marcos Roberto dos Santos Amaral Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Atividade Acadêmica, Pedagogia Transformadora

Resumo

O propósito deste artigo é discutir, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), em que sentido relações dialógicas e éticas, no espaço acadêmico, podem promover práticas transformadoras em favor do empoderamento de grupos marginalizados. Fundamentamo-nos, para esta discussão, nas ideias de Bakhtin (2010; 2014; 2015), Bakhtin/Volochínov (2014) e Volochínov/Bakhtin (s/d), bem como em intérpretes desta perspectiva dos estudos da linguagem, como Brait (2014), Faraco (2017), Marchezan (2014) e Silva (2013), a fim de construirmos a base teórico-conceitual desta pesquisa. Apoiados neste alicerce teórico, sugeriremos uma atividade escolar, destacando sua importância para uma prática pedagógica transformadora. Deste debate, mostramos que a atividade acadêmica nunca é desinteressada, porque participa de questões sociais e históricas. Com efeito, destacamos que é papel da academia preocupar-se com os problemas éticos da pesquisa, na busca de solução de questões sociais, na crítica da constituição e do status de seu discurso e, ainda, no compromisso com determinados grupos da sociedade.

Biografia do Autor

Marcos Roberto dos Santos Amaral, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - PosLA-UECE. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze & Guattari (GEDEG). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

DOS SANTOS AMARAL, M. R. As sendas da formação acadêmica: um teimoso diálogo entre vida, causa social e Universidade. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 18–34, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12815. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI