Práticas colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Adriana Silvia Vieira Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Práticas colaborativas de escrita, Wiki, Autor, Leitor.

Resumo

As práticas de leitura e escrita na Internet têm reconfigurado o papel de autor e de leitor na contemporaneidade. Este artigo analisa as práticas colaborativas de escrita com o uso da ferramenta digital wiki, realizadas por professores de Língua Portuguesa participantes de um curso online de formação continuada. A análise fundamenta-se na noção de função-autor de Foucault (2001) e de interpretação de texto de Eco (2012); nas concepções de autoria e leitura da análise do discurso de Maingueneau (2010) e Possenti (2009). Em relação às práticas colaborativas de escrita digital, apoia-se em categorias descritas por Pinheiro (2013). Ao analisar as interações verbais desses professores no espaço de comentários do wiki, evidencia-se como a leitura constitui a autoria do texto coletivo. 

Biografia do Autor

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras e Professor de Programa de Pós-Graduação (mestrado acadêmico) na Universidade Federal de São Paulo

Adriana Silvia Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

SILVA, S. L.; VIEIRA, A. S. Práticas colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 237–251, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12762. Acesso em: 25 abr. 2024.