Constituição do posicionamento sujeito-leitor feminino em um livro de receitas da coleção "União"

Autores

  • Ludmila Belotti Andreu Funo UNESP
  • Maisa de Alcântara Zakir UNESP/Araraquara

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Posições de Sujeito, Identidade de Gênero

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como um livro de receitas, intitulado 200 Receitas do Açúcar União, produz (a) uma posição de sujeito-leitor; e, concomitantemente, (b) uma posição ou espectro-enunciativo, que dialoga e interpela esse sujeito-leitor discursivamente construído. O arcabouço teórico que serviu como horizonte de interpretação para esta análise se filia à Análise do Discurso de linha pecheutiana. A análise evidenciou que a posição sujeito-leitor deflagrada dialoga com a posição social e as práticas sócio-históricas almejadas para as mulheres (não apenas) daquele período. Essa correspondência se estabelece por meio de mecanismos interpelativos que opõem, ideologicamente, a posição sujeito-leitor a outras posições-sujeito possíveis, o que inclui a posição-sujeito assumida pela Companhia de Refinadores Açúcar União, que assina as propagandas. Essa dinâmica de oposições define a quem as receitas são destinadas e, também, molda discursivamente os espaços, a identidade de gênero esperada e as práticas sociais permitidas para as mulheres de até então. Finalmente, cabe ressaltar que ao identificarmos essa posição de sujeito-leitor, também nos posicionamos como sujeitos que enunciam a análise na atualidade, em um momento em que o papel da mulher se distancia temporal e ideologicamente do contexto enfocado no artigo.

Biografia do Autor

Ludmila Belotti Andreu Funo, UNESP

É doutora pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada da Unesp/ IBILCE, campus de São José do Rio Preto (2015), possui mestrado em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada (2011) e graduação em Licenciatura em Letras (2002) pela mesma instituição. Trabalhou como professora de Educação Básica II (PEB II), lecionando inglês/LE para os ensinos fundamental e médio, e, como coordenadora pedagógica, ambas as atuações em escolas de educação básica pela rede pública estadual paulista (SEE-SP).

Maisa de Alcântara Zakir, UNESP/Araraquara

Bolsista CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, UNESP/Araraquara

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

FUNO, L. B. A.; DE ALCÂNTARA ZAKIR, M. Constituição do posicionamento sujeito-leitor feminino em um livro de receitas da coleção "União". Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 176–209, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12628. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI