"Senhora": Aurélia enquanto tentativa de subversão do modelo romântico do feminino

Autores

  • Taciana Ferreira Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Karine da Rocha Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

José de Alencar, Senhora, Relações de gênero, Romantismo Brasileiro, Representação feminina

Resumo

Este trabalho pretende revisitar Senhora, de José de Alencar, na construção de Aurélia, protagonista do romance. Diferente de outras heroínas do movimento literário em questão, o Romantismo brasileiro, percebe-se que Aurélia tem uma composição psicológica aprofundada, destoando em diversos momentos da representação comum das personagens femininas desta época, associada ao sentimentalismo, à passividade e à submissão. Aurélia é uma personagem ambivalente que hora condescende com os moldes entendidos do que é ser mulher no Brasil do século XIX, ora destrói os modelos e as relações de gênero, poder e dominação, quando diante de personagens masculinas como o tio e o marido, que deveriam deter o poder da regência da sua vida. Sendo assim, a protagonista deste romance tenta subverter os modelos de feminilidade praticados pelas obras em prosa do Romantismo Brasileiro. É interessante, também, observar que esta subversão ocorre de acordo com o foco narrativo que se apresenta em determinados momentos do enredo: nos ambientes de contato social, como os bailes e salões, a protagonista é representada de maneira habitual. Nos ambientes domésticos, em que ela não precisa representar um papel social, Aurélia torna-se outra, causando desordem nas relações de gênero do período representadas na literatura brasileira produzida neste período.

Biografia do Autor

Taciana Ferreira Soares, Universidade Federal de Pernambuco


Mestranda do Programa de Pós Graduação em teoria da literatura (PPGL/UFPE). Especialista em literatura brasileira pela FAFIRE. Graduada em letras pela UPE.

Karine da Rocha Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Teoria da Literatura pela UFPE (2014). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Mulher, Literatura e Sociedade (UFPE), membro do grupo de pesquisa Christine de Pizan (UFPB / UNB) e do GT da ANPOLL A Mulher na Literatura. 

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

SOARES, T. F.; OLIVEIRA, K. da R. "Senhora": Aurélia enquanto tentativa de subversão do modelo romântico do feminino. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 514–528, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12571. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil