Ensino de línguas estrangeiras no currículo da Educação Básica: percurso e percalços

Autores

  • Lucimar Araújo Braga Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Lígia Paula Couto Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Currículo, línguas estrangeiras, Educação básica.

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa na área de formação de professores, em desenvolvimento em projetos de pesquisa e extensão de nossa autoria na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o objetivo é realizar uma pesquisa sobre a situação das línguas estrangeiras nos currículos educacionais brasileiros desde a educação jesuíta, até a aprovação da LEI 11.151/2005 e de sua revogação em 2017 com a LEI 13.415/2017 que abrange a inserção/exclusão da língua espanhola nos currículos do ensino médio no Brasil. Os dados foram coletados em literatura pertinente à área e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam para a manutenção de certo monolinguismo da língua inglesa e de descaso para com as línguas estrangeiras nos currículos brasileiros. 

Biografia do Autor

Lucimar Araújo Braga, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; É especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras, Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela UEPG. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atualmente ocupa o cargo de diretora adjunta do Setor de Humanas Letras e Artes. Está cursando doutorado em Educação e pesquisa na área de currículo e diversidades.

Lígia Paula Couto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Letras - Espanhol/Português pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL).

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

BRAGA, L. A.; COUTO, L. P. Ensino de línguas estrangeiras no currículo da Educação Básica: percurso e percalços. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 125–145, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12543. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI