Literatura periférica: uma análise da história da Literatura Brasileira como caminho para sua inserção na Literatura Brasileira contemporânea

Autores

  • André Natã Mello Botton PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Tereza Amodeo PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

história da literatura brasileira, literatura periférica, inserção, favela.

Resumo

Partindo dos primeiros críticos da literatura brasileira, o presente artigo quer discutir uma possível inserção, conceito trabalhado por Silviano Santiago, da literatura periférica na literatura brasileira. Desse modo, a metodologia, de cunho bibliográfica, analisa as obras literárias a partir da representação e abordagem da periferia das grandes cidades, mais explicitamente: a favela. O que se percebe é que desde O cortiço, de Aluísio de Azevedo, lugares discriminados e excluídos pela sociedade e pelo Estado, começam a ser representados na literatura brasileira. Mas no momento em que autores provenientes das favelas começam a escrever surge outro problema: o lugar de onde se ouve essas narrativas, conforme Regina Dalcastagnè.

Biografia do Autor

André Natã Mello Botton, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

André Natã Mello Botton é Mestrando em Letras, na área de Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2012) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Feevale (2016). Atualmente é bolsista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor da Escola Cenáculo e professor - INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS TADEU. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, alteridade, literatura brasileira e violência.

Maria Tereza Amodeo, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É doutora em Letras pela PUCRS, com pós-doutorado pela University of Ottawa, no Canadá (2013) na Cátedra Socio-Cultural Changes in Canada, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea - Pós-Doutorado em Estudos Culturais (2017). É graduada em Letras pela UFRGS e mestre em Letras pela PUCRS. É professora titular da Escola de Humanidades - Letras da PUCRS, atuando como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, desenvolvendo pesquisas na área de literatura brasileira contemporânea e literatura canadense, com foco em temas como identidade, alteridade, multiculturalismo e transculturalidade. É coordenadora do PIBID/LETRAS-Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

MELLO BOTTON, A. N.; AMODEO, M. T. Literatura periférica: uma análise da história da Literatura Brasileira como caminho para sua inserção na Literatura Brasileira contemporânea. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 587–603, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12488. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil