"João Vêncio": performances de um eu amoroso que se transfigura em outros eus

Autores

  • Vinícius Lourenço Linhares IFMG-Congonhas

Palavras-chave:

Amores. Enunciação. Narrador.

Resumo

Neste artigo investigo como as interações estabelecidas pelos sujeitos textuais do/no romance João Véncio: os seus amores, de Luandino Vieira, potencializam o desdobramento do eu/narrador amoroso que se enuncia no romance, transfigurando-se em outros “eus” nas relações estabelecidas com seus vários amores. Para tanto, foi realizada uma breve reflexão teórica acerca da figura do narrador (BENJAMIN, 1987; BOOTH, 1980; MOREIRA, 2005) fazendo aproximações com alguns pontos da teoria da enunciação (BENVENISTE, 2006; BAKHTIN, 2006). Desse modo, a linha argumentativa do artigo busca uma associação entre movimentos de narratividade e o processo enunciativo do romance em análise, evidenciando como a enunciação prevê, em sua realização, a construção do narrador, entendido como sujeito textual que se desdobra na cadeia enunciativa do romance.

Biografia do Autor

Vinícius Lourenço Linhares, IFMG-Congonhas

Doutorando em Literaturas de Língua pela PUC Minas com pesquisa em Literatura brasileira contemporânea e relações de poder. Meus interesses e atuação são em ensino de literatura, teorias críticas do texto literário, relações de poder, estilo e forma na composição literária. Sou professor nos níveis médio e superior em disciplinas de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

LINHARES, V. L. "João Vêncio": performances de um eu amoroso que se transfigura em outros eus. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 296–310, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12469. Acesso em: 23 abr. 2024.