Cartografias literárias: a antologia e o ensino

Autores

  • Analice de Oliveira Martins Professora Titular do Instituto Federal Fluminense (IFF) Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Palavras-chave:

Antologia. Ensino. Estudos Culturais.

Resumo

Este artigo pretende avaliar alguns impactos dos Estudos Culturais sobre os Estudos Literários e suas repercussões e desdobramentos no Ensino de Literatura, em particular, da literatura brasileira. A politização do discurso literário é consequência do fértil diálogo entre a Antropologia, a Sociologia e a Literatura.  Nesse sentido, será discutido, do ponto de vista teórico, o boom de antologias centradas em uma das variantes do processo mais complexo da identidade cultural pós-moderna e suas implicações para o Ensino, buscando avaliar vantagens e desvantagens ocasionadas por tal tendência do mercado editorial brasileiro. Entre as antologias a serem analisadas, destacam-se 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2004), + 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2005), Entre nós: contos sobre homossexualidade (2007), Questão de pele: contos sobre preconceito racial (2009), de Luiz Ruffato, e Primos: história da herança árabe e judaica (2010).

Biografia do Autor

Analice de Oliveira Martins, Professora Titular do Instituto Federal Fluminense (IFF) Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Possuo Pós-Doutorado em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Università degli Studi Roma Tre (2017); Doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com bolsa do CNPq; Mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com bolsa do CNPq; Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atuo na área de Letras, lecionando, como Professora Titular, no IFF campus Campos Centro, as seguintes disciplinas: Literatura Brasileira, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Literatura e Estudos Culturais. Sou professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da UENF e professora titular do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do IFF campus Campos Centro. Minhas pesquisas relacionam-se aos diálogos entre literatura e estudos culturais; aos relatos de espaço; às questões de pertencimento e identidade cultural e também às fronteiras entre literatura e tecnologia, investigando as novas condições de produção literária na contemporaneidade. Sou pesquisadora do NECEL (Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens), cadastrado no CNPq.

 

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

MARTINS, A. de O. Cartografias literárias: a antologia e o ensino. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 146–157, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12461. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI