Produtivismo: pesquisa na Universidade

Autores

  • Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira UECE

Resumo

Atualmente, a maneira mais utilizada pelos órgãos avaliadores para julgar a qualidade da produção na universidade é através da quantificação, deixando de lado o aspecto qualitativo. Mede-se a produtividade de um pesquisador pelo número de trabalhos apresentados ou publicados em eventos e revistas de grande relevância no âmbito científico, sem que se considere o impacto do trabalho na área de atuação do seu autor. A busca pelo cumprimento de metas numéricas em um dado período de tempo ‒ chamada por alguns de produtivismo ‒, torna-se então mais importante que a relevância ou a criatividade dos conhecimentos expostos através da escrita. A análise de fragmentos de Rajagopalan e Einstein vem justamente ratificar a preocupação de alguns cientistas sobre o valor da produção científica, em que se ignora  não só o leigo, como também a intervenção da ciência no social.

Biografia do Autor

Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira, UECE

Pesquisadora e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora do Centre d' Études sur les Actuel et le Quoditien, Paris V, Sorbonne; (2º) pós-doutoramento em Ciências Sociais pela Université Paris V, Sorbonne, e em Estudos da Linguagem, pela UNICAMP (2009-2010); (1º) pós-doutoramento em Pragmática pela UNICAMP (2002-2003); doutorado pela UFRJ em Linguística (1995); mestrado pela PUC-RJ em Análise do Discurso (1988). Autora de 4 livros; organização de 5 livros; capítulos nacionais e internacionais. Este estudo, adequado e modificado à revista Muitas Vozes,  é parte do 2º pós-doutoramento

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-03-06

Como Citar

FERREIRA, D. M. M. A. M. Produtivismo: pesquisa na Universidade. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 210–222, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12454. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI