A outra face de Figueiredo Pimentel: produções líricas, dramáticas e nos folhetins

Autores

Palavras-chave:

História da literatura, Literatura brasileira do século XIX, Figueiredo Pimentel

Resumo

Figueiredo Pimentel, considerado o precursor cronológico da literatura infantil brasileira, ao publicar em 1894, Contos da Carochinha, pela Livraria Quaresma, foi um escritor bastante atuante em variados gêneros literários, contudo os estudos se limitam a tratar da produção infantil ou de suas narrativas naturalistas, de modo que seus trabalhos líricos e dramáticos permanecem desconhecidos na história da literatura brasileira. Diante desse contexto, temos como objetivo tratar, além de poemas e textos dramáticos do autor, de algumas narrativas de sua autoria que circularam em periódicos fluminenses, nos anos finais do século XIX, no formato de folhetins. Para tanto realizamos consulta junto à Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, e utilizamos como referencial teórico Mendes (2015; 2016), Mendes e Leite (2015), Vieira (2015), entre outros. Os resultados nos levaram perceber que a produção de Figueiredo Pimentel, embora bastante extensa, é pouco estudada e reconhecida, necessitando uma maior atenção dos pesquisadores que investigam a história da literatura brasileira.

Biografia do Autor

Cristina Rothier Duarte, UFPB/MESTRANDA

Graduada em Direito pela UFMT, graduanda em licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pelo IFPB, Especialista em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino da Língua Portuguesa pela UFPB e Mestranda em Literatura pelo PPGL - UFPB.

Daniela Maria Segabinazi, UFPB/Professora do PPPGL e da graduação do curso de Letras

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

DUARTE, C. R.; SEGABINAZI, D. M. A outra face de Figueiredo Pimentel: produções líricas, dramáticas e nos folhetins. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 403–415, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12430. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil