Temer e os memes: a norma culta na oralidade do Presidente e as repercussões em comentários na internet

Autores

  • Mariano Jeferson Teixeira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Preconceito linguístico, Internet, Políticas linguísticas

Resumo

Análises bibliográficas e leituras de textos publicados na internet, que configuram uma discussão sobre o uso da linguagem oral rebuscada do presidente Michel Temer, levaram à produção deste artigo. Com o estudo constatou-se que a internet tem possibilitado à população participar, opinar e debater sobre temas diversos, e os memes configuram uma ferramenta eficaz de reação e opinião nas páginas das redes sociais. Por esses meios a sociedade começou a opinar inclusive sobre a política. O uso do registro linguístico formal do atual presidente, desencadeou muitas discussões sobre identidade e preconceito linguístico, neles diferentes pontos de vista são revelados e é possível perceber que os papeis sociais têm se configurado no uso da língua bem como no reconhecimento, valorização ou desprestígio das variedades. As discussões aqui propostas estão fomentadas por teóricos como BRITTO (2002), CORREA (2014) FARACO (2008) e FERREIRA (2010) entre outros que argumentam sobre as políticas linguísticas, identidades e ideologias as quais muitas vezes revelam valores de verdade ou prestígio. As leituras, desses e outros textos, oportunizaram identificar como a sociedade pensa (ou escreve) acerca das diferentes manifestações e uso, formal ou coloquial, da língua.

Biografia do Autor

Mariano Jeferson Teixeira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Atualmente, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na mesma instituição. Possui Especialização em Literatura Brasileira e Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Braz. Foi professor na rede pública de ensino - Secretaria de Estado da Educação - de 2012 a 2018, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola em regime de contrato temporário (PSS). É professor de Línguas Portuguesa e Espanhola na Escola Pequeno Príncipe - Educação Infantil e Ensino Fundamental (Instituição Privada).

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduação em Letras Português/Inglês pela mesma universidade (1999), mestrado (2006) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Espanhola e Inglesa. Desenvolve pesquisa na área da Sociolinguística e Dialetologia, investigando as atitudes linguísticas e descrevendo as línguas em contato na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-03-06

Como Citar

TEIXEIRA, M. J.; CARLOS, V. G. Temer e os memes: a norma culta na oralidade do Presidente e as repercussões em comentários na internet. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 223–236, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12418. Acesso em: 28 mar. 2024.