Imagens do Brasil na revista "Travel in Brazil": análise comparativa entre autores brasileiro e estrangeiro: Cecília Meireles e Paulo Rónai

Autores

  • Camila Solino Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Luís Antônio Contatori Romano Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

Imagens do Brasil. Literatura de Viagens. Revista Travel in Brazil

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise comparativa das imagens do Brasil trabalhadas em dois artigos da Revista Travel in Brazil, um escrito por um autor estrangeiro, Paulo Rónai, e o outro pela brasileira e também editora da revista, Cecília Meireles. Como base teórica do trabalho serão utilizadas algumas leituras sobre a Literatura de Viagem, tais como os textos de Machado e Pageaux (2000), Antelo (2004) e Cristóvão (2002); além de uma breve análise comparativa dos artigos de Rónai e Meireles com o filme Diário de Motocicleta, de Walter Salles (2004), e com o conto Restos de Carnaval, de Clarice Lispector (1998). Resultados apontam que os textos divulgam uma imagem intimista do Brasil e, apesar de incluírem, às vezes, elementos estereotipados da cultura brasileira, conseguiram fugir da abordagem comum, apresentando uma nova ótica sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Camila Solino Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduanda em Letras – Português na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e bolsista de iniciação científica Pibic-CNPq.

Luís Antônio Contatori Romano, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, realizou pesquisa de Pós-Doutorado no IEB-USP sobre as crônicas de viagem de Cecília Meireles. Professor de Estudos Literários na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

RODRIGUES, C. S.; CONTATORI ROMANO, L. A. Imagens do Brasil na revista "Travel in Brazil": análise comparativa entre autores brasileiro e estrangeiro: Cecília Meireles e Paulo Rónai. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 375–390, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12383. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil