Vidas homoafetivas em tempos de repressão: memória, identidade e história em dois romances amazônicos

Autores

  • Rubenil da Silva Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Carlos Henrique Lopes de Almeida Universidade Federal do Pará
  • Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Homoafetividades, Silêncio, Repressão.

Resumo

O presente artigo pretendeu analisar as vidas homoafetivas em tempos de repressão nos romances História de Mayta (1984), de Mário Vargas Llosa e Olho de Boto (2015), de Salomão Larêdo. Para isto foi necessária leitura de Green (2000), Figari (2007), Okita (2015), Trevisan (2002), Mott (1994) e outros autores. Nos textos lidos depreendeu-se que o tratamento dado aos homoafetivos nos locais e tempos de guerra exige o sufocamento da sexualidade destes a partir da sua invisibilização, embora eles sejam partidários da esquerda como é o caso de Mayta, pois para os líderes políticos a orientação homoafetiva não é digna de confiança. A desconfiança que recai sobre a identidade homoafetiva tem origem no fato de que essa identidade sexual é tomada como um entre-lugar entre o masculino e o feminino. Portanto, viver a homoafetividade em tempos de repressão era silenciar o desejo sexual que habitava dentro de si em favor da ordem social, caso contrário era julgado como um subversivo, aquele que se colocava contra os discursos dos governantes autoritários e, por essa razão, deveriam ser punidos com os rigores da lei.

Biografia do Autor

Rubenil da Silva Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras - Português e literaturas de língua portuguesa (UEMA); Especialista em Mídias na Educação (UFMA); Mestre em Letras - Teoria Literária (UESPI); Doutorando em Letras - Estudos Linguísticos e Estudos Literários; Área de Concentração: Estudos Literários (UFPA); Bolsista Fapespa.

Carlos Henrique Lopes de Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutor em Letras e Linguística (UFG); Professor adjunto I da Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor permanente do PPGL-UFPA.

Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões, Universidade Federal do Pará

Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ); Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará; Professora permanente do PPGL-UFPA; Coordenadora do Campus Flutuante-UFPA.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

OLIVEIRA, R. da S.; ALMEIDA, C. H. L. de; SIMÕES, M. do P. S. G. Vidas homoafetivas em tempos de repressão: memória, identidade e história em dois romances amazônicos. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 224–240, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10643. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Poder e subjetividade: enfoques literários em língua portuguesa da última década 2007/2017