O (in)visível da cena poética: circunstância e acontecimento na poesia brasileira contemporânea

Autores

  • Douglas Rosa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rita Lenira de Freitas Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Poesia Contemporânea, Circunstância e Acontecimento, Poetas Mulheres, Estudos de Poesia

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca das relações entre circunstância e acontecimento na poesia do presente. Para isso, explora específicos textos poéticos de autoria de poetas brasileiras contemporâneas. O objetivo do estudo é evidenciar alguns dos movimentos que a palavra poética faz na contemporaneidade. Com isso, busca-se tornar visíveis aspectos particulares da cena poética. Ancorada em noções filosófico-poéticas, sobretudo nas contribuições de Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Félix Guattari, a discussão do artigo se centra nos embates e nas potências que configuram e enriquecem a elaboração poética atual. Desta forma, se verifica que a poesia de autoria de jovens poetas apresenta um campo de perspectiva heterogêneo que é tomado por pontos de intercessões não hierárquicas e inaparentes.

Biografia do Autor

Douglas Rosa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando na área de Literatura, na linha de Teoria, Critica e Comparatismo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLet/UFRGS). Bolsista de Mestrado do CNPq.

Rita Lenira de Freitas Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Letras Habilitação Português Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), especialista em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura (1996), mestra em Literatura (1999) e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Realizou estágio pós-doutoral (2013-2014) no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CECFLUL), com o auxílio da CAPES. Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e atualmente é professora associada de Teoria da Literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou Guerra e Poesia. Dispositivos Bélico-Poéticos do Modernismo (Ed. UFRGS, 2014). É pesquisadora na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, explorando os seguintes temas: teoria da modernidade, poesia contemporânea, literatura e outras artes, vanguarda latino-americana e literatura latino-americana. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Poéticas do Presente, no CNPQ.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

DA SILVA, D. R.; DE FREITAS BITTENCOURT, R. L. O (in)visível da cena poética: circunstância e acontecimento na poesia brasileira contemporânea. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 241–258, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10636. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Poder e subjetividade: enfoques literários em língua portuguesa da última década 2007/2017