Identidades fragmentadas na pós-modernidade: um estudo do poema "Lady Lazarus" de Sylvia Plath

Autores

  • Ricardo Sobreira UFVJM

Palavras-chave:

Pós-modernismo, Identidade, Sylvia Plath, Zygmunt Bauman.

Resumo

O objetivo do presente estudo é discutir as crises e os processos de fragmentação identitária do sujeito pós-moderno por meio da literatura. Desta maneira, optamos por analisar o poema “Lady Lazarus” (1965) da poeta norte-americana Sylvia Plath. Nossa investigação mostra que o referido texto, ao tematizar o suicídio, promove um intenso pastiche de gêneros e de estilos poéticos tradicionais, além de mobilizar uma complexa rede de relações simbólicas e intertextuais. Esses elementos constituem estratégias ficcionais para sugerir as múltiplas identidades projetadas momentaneamente pela personagem-título. Além disso, mostram o caráter ilusório da noção de eu e a natureza construída e performática das identidades na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Ricardo Sobreira, UFVJM

Doutor em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com realização de estágio de um ano na University of Louisville, nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM e Professor-orientador permanente do Mestrado em Ciências Humanas da UFVJM, campus de Diamantina - MG.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

SOBREIRA, R. Identidades fragmentadas na pós-modernidade: um estudo do poema "Lady Lazarus" de Sylvia Plath. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 12–28, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10263. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Literatura, Identidades e Pós-modernidade: intervalo e crise