Contradições na Construção de uma Identidade Feminina Chicana em "Lucha Corpi"

Autores

  • Juliana Machado Meanda Universidade Federal Fluminense (UFF) http://orcid.org/0000-0002-0531-9729
  • Carla de Figueiredo Portilho Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Identidade, Representação, Literatura chicana, Pós-modernidade.

Resumo

Este artigo investiga a representação da mulher no livro Eulogy for a Brown Angel, primeiro título da série policial da escritora Lucha Corpi, publicado em 1992. O foco deste exame é o processo de construção identitária da protagonista, Gloria Damasco, primeira detetive feminina da literatura chicana. Esta personagem revela diversas contradições de si mesma e de seu contexto, e as complexidades de sua individualidade e da coletividade híbrida em que se insere desvelam aspectos multifacetados do mundo pós-moderno. Neste romance, são promovidos amplos questionamentos de tópicos relevantes para a construção de identidade, tais como: gênero, raça, classe, história, cultura e espiritualidade. A partir dos caminhos que esta obra aponta, são estabelecidos diálogos conceituais pertinentes, especialmente com Stuart Hall, teórico que se debruçou sobre a questão da identidade em diversas produções. A identidade é tomada não como "essência" ou "eu verdadeiro", mas como construção através da representação, de recursos históricos e discursivos que estão em constante dinâmica.

Biografia do Autor

Juliana Machado Meanda, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Estudos de Literatura - Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal Fluminense (UFF) e atual bolsista CAPES. Possui Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu) em Língua Inglesa pela PUC-Rio e Graduação em Letras Português/Inglês e Português/Literatura (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Gama Filho, onde foi bolsista PIBIC.

Carla de Figueiredo Portilho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense. Atua na linha de pesquisa Literatura, História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFF, orientando mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

MEANDA, J. M.; PORTILHO, C. de F. Contradições na Construção de uma Identidade Feminina Chicana em "Lucha Corpi". Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 68–83, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10231. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Literatura, Identidades e Pós-modernidade: intervalo e crise