As faces de Janus em “Born in Amazonia” de Cyril Dabydeen

Autores

  • Neide Garcia Pinheiro Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Palavras-chave:

POESIA. CANADÁ. AMAZONIA. ESTUDOS CULTURAIS.

Resumo

 

Este artigo é parte de um trabalho que tem como objeto de pesquisa produções literárias e culturais canadenses em língua inglesa. A partir dessa proposta mais ampla, apresenta-se uma interpretação de Born in Amazonia (1995) de Cyril Dabydeen. Parte-se da constatação de que o poeta escreve de uma perspectiva a que ele denomina 'faces de Janus', olhares que se voltam simultaneamente para múltiplas direções. Com base nesse pressuposto, Born in Amazonia é uma complexa reflexão sobre a condição do eu poético como imigrante no Canadá e um olhar para suas origens na Guiana. Ao longo do livro, Dabydeen reflete sobre processos de deslocamento cultural, quer por imigração – como no caso do eu poético- ou por realocações forçadas, como no caso de povos originários das Américas que são apresentados em muitos dos poemas do livro. Ao final, este estudo sugere que a obra do poeta guianense é um ato de (re)imaginação do passado cultural para (re)construção de sentidos para o presente.

 

Biografia do Autor

Neide Garcia Pinheiro, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste , mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema e estudos culturais.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

GARCIA PINHEIRO, N. As faces de Janus em “Born in Amazonia” de Cyril Dabydeen. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 130–144, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10174. Acesso em: 28 mar. 2024.