Destruição e Morte: fragmentos de um mosaico composicional em "The Sandman", de Neil Gaiman

Autores

  • Willian André UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná), campus de Campo Mourão
  • Cleverson de Lima Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

The Sandman, graphic novel, intertextualidade

Resumo

Este estudo tem por objetivo contemplar dois episódios específicos do graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicados respectivamente nos arcos intitulados “Brief lives” e “The Kindly Ones”. Tais episódios mostram-se de primeira importância para o desfecho de The Sandman, que culmina na morte de seu protagonista, Sonho, permitindo-nos refletir sobre a atitude suicida do personagem. A exemplo do mosaico de referências que constitui o graphic novel estudado, a presente leitura se desenvolve também na forma de um mosaico composicional, procurando destacar várias possibilidades de abordagem que se complementam na análise/compreensão da obra: a condição híbrida visível no esboroamento das fronteiras entre narrativa literária e história em quadrinhos; as referências intertextuais; aspectos consonantes com a caracterização da literatura pós-moderna, entre outras.

Biografia do Autor

Willian André, UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná), campus de Campo Mourão

Professor Adjunto no Colegiado de Letras da UNESPAR/Campo Mourão. Possui doutorado (2016) em Letras-Estudos Literários pela UEL

Cleverson de Lima, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Sociedade e Desenvolvimento (2017) pela UNESPAR/Campo Mourão. Mestrando em Comunicação pela UEL

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

ANDRÉ, W.; DE LIMA, C. Destruição e Morte: fragmentos de um mosaico composicional em "The Sandman", de Neil Gaiman. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 281–295, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10154. Acesso em: 25 abr. 2024.