A comunicação e o Buen Vivir: a experiência da ALER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0014

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões em torno do conceito de Buen Vivir e sua interface com a comunicação popular, como resposta à crise sistêmica atual e ao modelo capitalista, tomando como exemplo teórico e prático a Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER). A partir de revisão bibliográfica e entrevistas, este texto levanta discussões em torno do Buen Vivir, que tomam corpo com o Novo Constitucionalismo Latino-Americano; também sobre os debates em relação à comunicação popular e modelos de desenvolvimento; e, por fim, apresenta elementos e formulações construídos no interior da ALER, que tem o Buen Viver como o eixo central de sua construção política e comunicacional atual. Assim, busca-se trazer reflexões urgentes e necessárias para se pensar novas formas de vida em sociedade e de práticas comunicacionais que refletem essa demanda. Buen Vivir; Comunicação popular; Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER).

Biografia do Autor

Vivian de Oliveira Neves Fernandes, Universidade de São Paulo

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

FERNANDES, V. de O. N. A comunicação e o Buen Vivir: a experiência da ALER. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 282–297, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19304. Acesso em: 28 mar. 2024.