Representação das lendas folclóricas pelos meios de comunicação de massa: uma análise sobre a série Cidade Invisível, da Netflix

Autores

  • Adriele Silva UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i43.0020

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica da série "Cidade Invisível", produzida pela Netflix Brasil em 2021.  Por meio de reflexões acerca da  hibridização cultural (CANCLINI, 1997) e das recentes ressignificações atribuídas ao folclore brasileiro, pretende-se refletir sobre a seguinte questão: retratar a mitologia brasileira em obras comerciais promove a valorização da cultura ou reforça estereótipos e distorce as crenças?

Palavras-chave: Folkcomunicação; Folclore; Cidade Invisivel; Netflix.

 

Biografia do Autor

Adriele Silva, UEPG

Jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta
Grossa (UEPG); adrie-lejose@hotmail.com.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SILVA, A. Representação das lendas folclóricas pelos meios de comunicação de massa: uma análise sobre a série Cidade Invisível, da Netflix . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 43, p. 351–356, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i43.0020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19863. Acesso em: 28 mar. 2024.