Empreendedorismo cultural e festa: uma Etnografia da Festa de São João do Porto em Portugal

Autores

  • Israel Campos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0012

Resumo

As festas são espaços históricos e com relevância quando abordamos o estudo do empreendedorismo cultural. Uma festa centenária, que influenciou a cultura brasileira e é uma das mais importantes na Europa nos dias atuais, revela estratégias e inovações pertinentes para a pesquisa e a discussão no campo do empreendedorismo cultural. Este trabalho, portanto, tem como objetivo compreender a relevância e estratégias do empreendedorismo cultural na festa do São do Porto. Para tal, serão discutidas no âmbito teórico e prático, as ideias de empreendedorismo cultural, identidade cultural e juventude, no contexto de uma festa. Como resultado, são apresentados, através da metodologia etnográfica, com a estratégia do estudo de caso, e com apoio das técnicas fotográficas e fílmicas, os elementos teóricos e práticos que constituem a longevidade e potencial de crescimento da festa do São João do Porto em Portugal. Empreendedorismo Cultural; Festa; Identidade Cultural; Juventude.

Biografia do Autor

Israel Campos, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação - Universidade Federal da Bahia. Mestre no Programa Interdisciplinar e Profissional de Desenvolvimento e Gestão Social-Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas - Universidade de Lisboa.

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

CAMPOS, I. Empreendedorismo cultural e festa: uma Etnografia da Festa de São João do Porto em Portugal. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 241–265, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19302. Acesso em: 28 mar. 2024.