https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/feed Revista Internacional de Folkcomunicação 2024-03-08T15:44:11+00:00 Karina Janz Woitowicz (editora) karinajw@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) é um periódico acadêmico da área de Folkcomunicação, com caráter interdisciplinar e publicação semestral. É editada pelo Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. O objetivo da revista é difundir a produção científica em Folkcomunicação, valorizando o diálogo entre as contribuições conceituais e as análises de pesquisa empírica. Destina-se a professores, pesquisadores e estudantes interessados no estudo das interfaces entre a comunicação e a cultura.</p> <p>E-ISSN: 1807-4960</p> https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23045 RIF para folhear 2024-02-28T18:06:32+00:00 Paulo Pessoa paulo.pterceiro@gmail.com 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22405 Uma Análise Folkcomunicacional da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias – TO 2023-09-20T16:58:43+00:00 Cristina Schmidt cris_schmidt@uol.com.br <p>Trata-se de uma resenha. Resumo não se aplica.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22338 Juazeiro das Candeias 2023-09-04T12:23:07+00:00 Juliana Hermenegildo da Silva jujuhermenegildo@gmail.com <p>O livro Juazeiro das Candeias, dos autores Elinaldo Meira e Maria Érica de Oliveira Lima, nos faz transcorrer a uma cidade atemporal, ao circuito da fé e peregrinação dos romeiros, que ano a ano lotam as festividades religiosas no município de Juazeiro do Norte. &nbsp;O livro, resultado do trabalho de pós-doutoramento do autor, é caracterizado por uma coleção de imagens, que para além do que propõe o titulo nos leva ao caldeirão de manifestações culturais dentro da cidade de Juazeiro do Norte e adjacências.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22649 O desfile de 7 de setembro de Ouro Preto/MG 2023-11-16T00:05:09+00:00 Angelo Eduardo Rocha angeloeduardorocha@gmail.com Leonardo José Costa leojcosta@outlook.com <p>Ensaio fotográfico do Desfile de 7 de setembro de Ouro Preto - MG, onde estudantes, grupos culturais e autoridades se apresentaram reafirmando símbolos individuais ao mesmo tempo em que convidavam o público a celebrar em comunhão a identidade e a<br />história da cidade.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23052 Capa 2024-02-28T18:19:37+00:00 Paulo Pessoa paulo.pterceiro@gmail.com 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21751 Folkcomunicação 2023-06-11T19:28:07+00:00 Andriolli Costa andriolli.costa@uerj.br <p>O artigo busca repassar os fundamentos epistemológicos que permitiram a emergência da Folkcomunicação, formulada na década de 1960 por Luiz Beltrão, a partir dos estudos folclóricos. Mais especificamente com uma de suas vertentes: a folclorística dialética, cujo grande expoente foi Edison Carneiro e que tinha como matriz de pensamento as leituras de Antônio Gramsci. Neste trabalho exploramos, de início, os diversos entendimentos possíveis para o termo folclore – demarcando, no processo, nossa definição de trabalho. Em seguida discorremos os motivos pelos quais certos termos propostos como substitutivos são insuficientes para dar conta da abrangência do fenômeno. Por fim, delineamos as aproximações entre Carneiro e Beltrão, evidenciando como as sensibilidades evocadas por este texto não são estranhas ao campo da Comunicação: o entendimento da cultura popular tradicional enquanto elemento de crítica e comentário, resistência e transformação.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21591 O Consumo Simbólico de Marcas Patrocinadoras no Festival Folclórico de Parintins à luz da CCT (Consumer Culture Theory) 2023-06-12T19:18:55+00:00 Afrânio Amorim Francisco Soares Filho afraniosoares@ufam.edu.br Valentina Cid Mendes valentinacid45@gmail.com Ana Flávia de Moraes Moraes anaflavia@ufam.edu.br <p>A CCT (Consumer Culture Theory) oferece um contraponto teorico ao marketing, analisando o comportamento de cosnumo numa ótica subjetiva. O Festival Folclórico de Parintins (AM) é a maior atração cultural do estado do Amazonas e as estratégias de marketing cultural aplicadas localmente, exploram uma histórica rivalidade entre os bumbás protagonistas, como meio de formação de cultura de consumo e, ao mesmo tempo, de identidade coletiva. Compreender o comportamento de consumo de torcedores dos bumbás de Parintins, por meio de uma visão sociocultural, experiencial, simbólica e ideológica associada a marcas patrocinadoras do Festival Folclórico, à luz da Culture Consumer Theory (CCT), foi o objetivo deste estudo. A pesquisa foi qualitativa e desenvolvida em caráter exploratório, de natureza interpretativa, por meio de entrevistas em profundidade aplicadas a torcedores ativos das duas agremiações. Os resultados mostraram estreita associação entre as ideologias tradicionais baseadas em estratégias massificadas pelas marcas patrocinadoras e a identidade projetada. Também foi possível constatar padrões sócio-históricos de consumo alicerçando as culturas de mercado identificadas, influenciando as escolhas e posturas ligadas ao consumo a partir do “Eu estendido”, representado por símbolos, imagens e cores dos bois usadas para esta finalidade pelas patrocinadoras.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22497 O Uso de Smartphones por Idosos com Baixo Letramento: um estudo exploratório na região metropolitana de Curitiba 2023-11-22T13:34:31+00:00 Marilaine Martins mari.mcamargo@gmail.com Marcio Telles tellesjornal@gmail.com <p>O artigo propõe analisar o uso de tecnologias de comunicação móvel por idosos com baixo letramento, articulando a perspectiva folkcomunicacional ao identificar os impeditivos e limitações do grupo para acessar informações e a busca por formas alternativas de uso da tecnologia disponível. Tem como objeto de estudo os dados coletados através de entrevistas realizadas com integrantes de grupos de Fortalecimento de Vínculos da Terceira Idade, promovidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na Região Metropolitana de Curitiba, PR. A relação do idoso com a internet, assim como a do letramento e do letramento digital são abordadas através de pesquisa bibliográfica. Os dados analisados apontam que o grupo encontra maneiras próprias de se beneficiar da tecnologia, mas pouco usufrui de possibilidades não relacionadas ao lazer e à troca de mensagens instantâneas.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23048 Expediente 2024-02-28T18:12:14+00:00 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23051 Sumário 2024-02-28T18:16:17+00:00 Paulo Pessoa paulo.pterceiro@gmail.com 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22413 Os sertões de Vladimir Carvalho e eu 2023-09-22T13:49:36+00:00 Sebastião Guilherme Albano albanoppgem@gmail.com <p>Esta entrevista-ensaio versa acerca de dois encontros ocorridos em Brasília en maio e outubro de 2022 e um terceiro via GoogleMeet em que ademais de uma masterclass ministrada pelo entrevistado, Vladimir Carvalho, em um seminário promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizei em dois momentos diálogos estruturados e semiestruturados com ele nas ruas, quadras&nbsp; e em sua instituição de arquivamento da memória fílmica que sua obra suscitou na capital federal, onde deposita também cartas, livros e posters de várias fontes relevantes do audiovisual do mundo todo. Nosso percurso peripatético produziu um tipo de dialógo em que tanto ele como eu observávamos os caminhos, os edifícios modernistas e as imagens vivas que ele remetia e eu processava como um tipo de produção de conhecimento a partir de fatos históricos momunentais ou pessoais que se volcaram sobre um gênero híbrido entre a entrevista e o ensaio, portanto, entre o jornalismo e as epistemes. Por ser um cineasta nordestino que rememora sempre sua biografia, os temas da cultura popular do Sertão, do litoral, da indústria cultlural e da economia política nacional que transferiu milhoes de pessoas do Brasil todo para o planalto central foram as marcas de sua obra e consequentemente dos nossos encontros.&nbsp;</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22545 A Comunicação nos Figurinos da Escola de Samba Estado Maior da Restinga para o carnaval 2023 de Porto Alegre 2023-11-03T17:25:06+00:00 Édson Luís Dutra edydutraed@gmail.com Roberto Tietzmann rtietz@pucrs.br <p>O presente artigo tem por objetivo identificar as manifestações comunicacionais dentro do desfile de uma escola de samba, a partir da análise de seus figurinos (croquis) para o desfile carnavalesco. Partindo da contextualização dos movimentos sociais e das territorialidades destes grupos, observa-se a inserção da escola de samba como um modelo de movimento social. Tendo como objeto de estudo os figurinos da escola de samba Estado Maior da Restinga, campeã do carnaval 2023 de Porto Alegre, aplica-se o método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), que desvela a relação entre a produção cultural da escola de samba e a folkcomunicação, trazendo seus aspectos comunicacionais e a sua produção de sentido como peças de manifestação de sua expressão popular na avenida.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22552 Margaridas: 2023-10-25T11:58:57+00:00 Giselle Souza gisele.gomes@recife.pe.gov.br Fernanda Lemos Somel_ad@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a performance folkcomunicacional e a espiritualidade na sétima edição da Marcha das Margaridas que aconteceu nos dias 15 e 16 de Agosto de 2023. O movimento social da Marcha acontece em homenagem a Margarida Maria Alves, que foi uma líder sindical assassinada em Alagoa Grande, no brejo paraibano. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo na perspectiva da Folkcomunicação religiosa e a sua estreita relação com os movimentos sociais, na qual foram utilizados análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado foi possível ampliar as discussões em torno da folkcomunicação e a religião presentes na sétima edição da Marcha das Margaridas.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22516 A escritura dissensual em Becos da Memória 2023-10-25T14:35:23+00:00 Ana Caroline Fogaça Barbosa carol.fbarbosa@gmail.com Martina Viegas martina.viegas@gmail.com <p>O presente trabalho visa apresentar o ato de escritura, presente na obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo (2017), como uma forma de resistência a uma ordem social subalternizante dentro do contexto em que há escassez de letramento. Deste modo, pretendemos apresentar argumentos que aproximam as teorias de Espinosa, Lotman, Rancière e Derrida - dentre outros importantes autores do campo da Comunicação - com passagens da obra Becos da Memória, a fim de ilustrarmos proposições para um novo pensar acerca dos modos de atuação política dissensual, a considerar que transponham contextos socialmente estabelecidos.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22568 A arte como protagonista da comunicação popular em evento cultural: 2023-11-03T17:19:48+00:00 Laura Pereira de Almeida pereira.laura@edu.pucrs.br Beatriz Corrêa Pires Dornelles biacpd@pucrs.br <p>O artigo em questão tem como objetivo identificar traços comunicacionais específicos de uma população interiorana, durante um evento cultural, já tradicional, a 16ª Feira do Livro da cidade de Minas do Leão, no interior do Rio Grande do Sul, a partir dos preceitos da teoria da Folkcomunicação, de Luiz Beltrão. A metodologia utilizada partiu da etnografia, com estudo de campo, observação participante e estudo documental e bibliográfico. A Feira homenageou autores de livros, nascidos em Minas do Leão, com diversas atividades artísticas. Dentre os achados, do ponto de vista da folkcomunicação, verificou-se que a população encontrou uma forma artística para se comunicar e se expressar, qual seja: exposição de desenhos, pinturas no rosto, apresentação de trabalhos escolares, bate-papo com autores dos livros, Banda Marcial e peças de teatro.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22547 Templo Escola e a formação sacerdotal de Umbanda em Santa Cruz do Sul 2023-10-25T14:17:14+00:00 Ângela Cristina Trevisan Felippi angelafe@unisc.br Ana Claudia Almeida aalmeida@unisc.br <p>As religiões afro-brasileiras são importantes manifestações religiosas e culturais que permitem ao afrodescendente se enxergar e se construir enquanto sujeito em uma comunidade. A Umbanda, mais abrasileirada e mista, mesmo sendo classificada por alguns como “esbranquiçada”, ainda assim é uma maneira de o sujeito negro manifestar a sua origem, uma origem que por séculos tentou-se apagar, após a diáspora da vinda ao Brasil. A partir e referências dos Estudos Culturais, estuda-se o surgimento dos Templo Escolas, particularmente o Templo Escola Beira Mar, em uma cidade como Santa Cruz do Sul - RS, como bastante significativo, como forma de democratizar e de difundir a religião Umbanda. O estudo teve base bibliográfica, composto ainda por entrevista e observação assistemática. O movimento, além da disseminação do conhecimento, traz visibilidade aos segmentos historicamente marginalizados da sociedade, ou seja, os negros, os indígenas e os pobres em geral.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22477 Cultura popular na comunicação dos movimentos sociais: 2023-10-16T13:12:22+00:00 Alexandre Barbosa prof.alexandrebarbosa@gmail.com <p>Este artigo procura mostrar como a Teologia da Libertação, que está na gênese da formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), influi na concepção da política de comunicação do movimento por meio do uso da mística. Um dos pilares da política de comunicação do MST é a valorização e incorporação da cultura popular do camponês. Essa valorização acontece nas místicas: momentos de celebração da luta que mexem com os sentimentos dos militantes e colabora para compartilhar, entre os quadros do movimento, os avanços e conquistas dos outros setores: os da produção, da comunicação e dos da formação e educação. Mesmo com o distanciamento das instituições religiosas, a influência desses rituais permanece e acontece em diversos atos do movimento, desde as reuniões diárias, passando pelos cursos de formação, encontros e até na produção dos veículos de comunicação.&nbsp; <strong>&nbsp;</strong></p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22522 Comunicar para “segurar o céu”: 2023-10-25T12:15:29+00:00 Ivna Nilton Marques Girão ivnanilton@gmail.com <p>O artigo analisa a produção de conteúdo de jovens indígenas cearenses nas redes sociais, observando as narrativas apresentadas no Instagram, de como as vivências e as culturas são comunicadas. Como proposta de diálogo, trago a criação da página “Juventude Indígena Conectada - JIC” e vozes e narrativas de comunicadores(as) que estão produzindo conteúdo. O referencial teórico dialoga com a filosofia de Ailton Krenak (2019) sobre a importância de “sempre poder contar mais uma história”, e a pesquisa se interessa por uma metodologia de “ouvir e contar”, com objetivo que seja prioritariamente de caráter qualitativo, construindo análises qualitativas de textos e imagens. Tudo isso, no intuito de pensar a presença desses jovens e a comunicação das suas culturas em um ambiente digital.&nbsp;A pesquisa tem o interesse de fazer um estudo sobre os jovens comunicadores indígenas do Ceará e como eles estão ocupando o Instagram e trago algumas questões: qual a importância de comunicar para contar histórias, como é a cultura indígena comunicada pelas redes sociais, como esses jovens se organizam nesse espaço, que histórias esses comunicadores querem contar. Com isso, a pesquisa tem o objetivo de entender como esses jovens comunicadores se apresentam e se organizam a partir de suas narrativas sobre cultura e comunicação em postagens.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22764 “Nós é Ralé, mas não é Mané”: 2023-12-07T12:01:07+00:00 PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS dr.pedropauloprocopio@gmail.com <p>Este estudo traz uma reflexão acerca das imbricadas relações entre movimentos sociais, a linguagem folkcomunicacional e o papel empresarial no tocante à geração de emprego e renda na Comunidade do Entra Apulso no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife-PE. O artigo está apoiado em pesquisa etnográfica com a observação do autor durante a realização de projetos de extensão universitária no local, tem caráter qualitativo, além de bibliográfico. A Folkcomunicação é o alicerce teórico desde o título do trabalho, o qual apresenta a visão subalterna no tocante a questões econômicas vividas pelos moradores do local e ao mesmo tempo a sagacidade desse microcosmo social, que passa a conhecer um novo formato de classe consciente de seus direitos. &nbsp;</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23053 Editorial RIF 2024-02-28T18:21:38+00:00 2024-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Folkcomunicação