O Silêncio da Sapucaí e o barulho na internet:

Relação espaço-tempo durante o carnaval da pandemia

  • Valmir Moratelli PUC-Rio
  • Mariana Dias PUC-Rio

Resumo

Diante das adversidades provocadas pela recente experiência da pandemia de Covid-19, a proposta desse artigo é discutir a ausência dos desfiles de escola de samba do Rio de Janeiro a partir da experiência de uma transmissão ocorrida pela internet nos dias de carnaval, em fevereiro de 2021. Ao se analisar um canal do Youtube chamado “Boi com Abóbora”, que utiliza imagens de carnavais antigos para fazer transmissão no tempo presente, o trabalho discute noções de nostalgia e memória. O embaralhamento de narrativas, novos recortes e uma supressão do tempo contemporâneo atravessam esse objeto, que nos fazem pensar sobre a identidade cultural como ligação do coletivo social, ou a criação do senso de pertencimento. Como metodologia, explicamos de forma empírica o objeto, como foi realizada a transmissão e suas características, para se discutir, em seguida, como essa experiência alivia danos do distanciamento social causado pela pandemia. Tal atividade nos leva a apresentar, entre os resultados, uma reflexão sobre os impactos e transformações da cultura, mesmo quando as manifestações populares estavam aparentemente suspensas. Desse modo, conclui-se que as forças culturais, em tempos de crise pandêmica, se mantêm em sua tônica máxima, a de fazerem presentes como forma de elo e pertencimento social.

Biografia do Autor

Valmir Moratelli, PUC-Rio

Valmir Moratelli é doutorando do PPGCOM da PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais”.

Mariana Dias, PUC-Rio

Doutora em Comunicação pelo PPGCOM da PUC-Rio

Publicado
2021-12-23
Como Citar
MORATELLI, V.; DIAS, M. O Silêncio da Sapucaí e o barulho na internet:. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 19, n. 43, p. 189-207, 23 dez. 2021.