Ativismo Folkcomunicacional e Práticas de Resistência das Culturas Populares na Pandemia da Covid-19 em Sergipe

Autores

  • Flávio Santana Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) http://orcid.org/0000-0001-9810-8244
  • Denio Santos Azevedo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Arisvaldo Andrade Santos Neto Universidade Tiradentes (Unit)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i43.0008

Resumo

Diante dos desafios provocados pela pandemia da Covid-19 e a consequente migração da forma de consumir práticas culturais para o virtual, as lideranças das diferentes manifestações ganharam ainda mais respaldo na (re)invenção das manifestações culturais e na defesa de direitos individuais e coletivos. Frente a essa realidade, este estudo tem por objetivo analisar as práticas de comunicação e resistência utilizadas pelos ativistas das culturas populares do início do período pandêmico até o desenvolvimento deste estudo. Para isso, respeitou-se os lugares de fala, as vozes dos ativistas midiáticos, a partir da técnica de entrevistas semiestruturadas com mestres e mestras das culturas populares do estado de Sergipe, aliadas a observações participantes. Constatou-se, por fim, a importância da mobilização dos ativistas nas mídias sociais digitais, fator condicionante para a resistência dos grupos de culturas populares e continuação destes saberes e fazeres no período trabalhado.

Biografia do Autor

Flávio Santana, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Diretor financeiro (gestão 2019/2021) da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Denio Santos Azevedo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Atualmente faz Pós-doutorado no Departamento de História do Royal Military College of Canada. Professor do Mestrado em Culturas Populares da Universidade Federal de Sergipe.

Arisvaldo Andrade Santos Neto, Universidade Tiradentes (Unit)

Estudante do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes (Unit).

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

MENEZES SANTANA, F. .; SANTOS AZEVEDO, D.; ANDRADE SANTOS NETO, A. Ativismo Folkcomunicacional e Práticas de Resistência das Culturas Populares na Pandemia da Covid-19 em Sergipe. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 43, p. 127–145, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i43.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19545. Acesso em: 29 mar. 2024.