Elementos Folkcomunicacionais no Discurso do ex-Presidente Lula: Um Registro Histórico do Brasil Ovacionado nas Páginas de The Economist

Autores

  • Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE DAMAS FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES (UNIFG)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0007

Resumo

O presente estudo visa a discutir um registro histórico do Brasil, com base em um olhar elogioso e mesmo eufórico, a seu respeito no jornal britânico The Economist durante o segundo mandato do ex-Presidente Lula. O veículo é considerado por economistas e especialistas do mercado financeiro de todo o mundo como a bíblia do liberalismo mundial; com essa “marca” The Economist vai do pânico com a iminente vitória do ex-líder sindical em 2002 ao entusiasmo com a postura do ex-Chefe de Estado da maior potência econômica latino-americana em menos de uma década! Este paper, com alicerce teórico envolto pela análise de discurso e por importantes aspectos folkcomunicacionais, faz um retorno a um passado histórico recente, no entanto, extremamente distante da realidade brasileira atual, na qual a crise permeia diversos setores e a linguagem folk, leve, pacífica deu lugar ao discurso do “negacionismo” face a demandas sociais de ordem emergencial, como é o caso da fome, do emprego, da saúde pública. Por fim, o que foi “marolinha” na economia do Governo Lula, se transformando em elogios e exemplo para todo o planeta, parece hoje um longínquo registro histórico. É o referido registro que ora se apresenta, envolvendo o discurso como o eixo central da imagem folk de um ex-presidente brasileiro que trouxe elogios e euforia ao seu país. Brasil; Folkcomunicação; Lula;

Biografia do Autor

Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE DAMAS FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES (UNIFG)

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio de pós-doutoramento pela mesma universidade, docente da Faculdade DAMAS e coordenador do Núcleo de Carreiras e Estágios em Relações Internacionais, docente da Faculdade Pernambucana de Saúde, docente de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG).

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS, P. P. Elementos Folkcomunicacionais no Discurso do ex-Presidente Lula: Um Registro Histórico do Brasil Ovacionado nas Páginas de The Economist. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 131–153, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19296. Acesso em: 28 mar. 2024.