RIF é indexada no Redalyc e amplia difusão de trabalhos em bases internacionais

2021-11-09

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) passou por mudanças recentes com o propósito de qualificar o periódico e ampliar o alcance das produções científicas. A partir da primeira edição de 2021, publicada em junho, a RIF disponibiliza os artigos nos formatos PDF e XML, adequando-se assim às exigências de alguns indexadores.

Desde o mês de setembro, a Revista foi incluída no Redalyc, um dos mais importantes sistemas de informação científica, que disponibiliza o acesso a revistas com reconhecida qualidade científica e editorial publicadas em diversos países. O Redalyc contempla publicações sem fins lucrativos e contribui para a difusão de revistas que operam em acesso aberto.

Para a inclusão da revista no indexador, foram necessárias algumas adequações editoriais, bem como a disponibilização de edições anteriores no formato xml. O processo técnico de publicação da revista no novo formato levou cerca de três meses e foi realizado por Lucas Cabral, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, que atua como assistente editorial da RIF.

O mestrando reconhece que se tratou de uma adaptação complexa, mas que o uso do XML-JATS pela equipe “deve facilitar, futuramente, o fluxo editorial da publicação, além de aumentar ainda mais a credibilidade da revista, aprimorar o processo de busca por artigos no sistema e, até mesmo, permitir estudos bibliométricos que utilizem a mineração de dados para analisar a produção científica sobre folkcomunicação durante o tempo de atividade da RIF”, defende.

O XML-JATS (Journal Article Tag Suite) é um padrão internacional desenvolvido para publicação de periódicos eletrônicos adotado por bases como SciELO, PubMed e Redalyc. O formato consiste na marcação dos elementos textuais com uma série de etiquetas padronizadas que facilitam a comunicação entre diferentes sistemas de publicação de revistas, indexação e criação de identificadores únicos (DOI).

A RIF está registrada atualmente em 20 diretórios e bases de dados científicas, sendo 14 internacionais e seis nacionais. Entre os indexadores mais importantes, a revista está cadastrada no DOAJ, no Latindex, no REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico), no Sherpa Romeo, no CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), no ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences), no Google Scholar, no Portal de Periódicos Capes, entre outros.

Para a editora da RIF, professora Karina Janz Woitowicz, a inclusão da revista no Redalyc e em outros indexadores representa um marco para o reconhecimento da qualidade do periódico e da sua contribuição para a área da Comunicação. “Há 18 anos em atividade, a RIF constitui um espaço importante para a difusão dos estudos de comunicação e cultura baseados na perspectiva da folkcomunicação”. Para a editora, o suporte da equipe de assistência editorial e da comissão científica é fundamental para o trabalho coletivo de fortalecimento da revista entre as publicações da área.

RIF em nova plataforma

Desde o mês de setembro, a Revista Internacional de Folkcomunicação opera a partir de uma nova versão do Open Journal Systems (OJS), software livre para gerenciamento de publicações acadêmicas. O processo de migração para o novo sistema foi realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa e teve como responsável técnico o servidor Sandro Teixeira.

A RIF possui periodicidade semestral e publica, a cada edição, um dossiê temático, artigos sobre temas gerais, entrevista, ensaio fotográfico e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular. A Revista é editada pelo Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).